sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A PEDRA - DO CHUMBO AO OURO

  Foto: Reprodução                                                           Cada vez mais próximos do Sol 





“O AMOR É A PEDRA FILOSOFAL EM DETRIMENTO, COMO SE TEME, DA ÚNICA GRAÇA DIVINA: ELA SEPARA O OURO DA LAMA, ELA FAZ DO VAZIO ALGUMA COISA, E ME TRANSFORMA EM DEUS”

Simone Weil




A transmutação do ‘chumbo’ em ‘ouro’ - retirar da Pedra todas as suas impurezas. Para tanto, quanto mais próximo aproximar de si mesmo, conhecer a sua verdade, o Homem começa a conhecer a sua essência, o ouro mais puro: o próprio Eu.

Contam filósofos, alquimistas, magos etc... que mesmo descoberto, o segredo, caso ele cai em mãos ainda banhadas pela ignorância, que o aprendiz não tenha o coração aberto, que não conheça o amor - verdadeiro, não saberá ler nas entrelinhas, não aprenderá a linguagem Hermética.

"Conheça, meu amigo, os nomes dos fazedores de ouro:
Platão; Aristóteles; Hermes; João, o grande sacerdote na divina Evagie; Demócrito; Zózimo; o grande Olimpiodoro; Stéphanus, o Filósofo; Sofar, o Persa; Sinésio; Dióscoro, o sacerdote do grande Serápis em Alexandria; Ostantes, o Egípcio; Comarius, o Egípcio; Maria; Cleóprata, a mulher do rei Ptolomeu; Pórfirio; Epibechius; Pelágio; Agathodemon; Heráclio, o Imperador, Teofrasto; Arquelato; Petasius; Claudio, o Filosófo anônimo; o filosofo Menos;  Pauseris; Sergius.
"Estes são os mestres célebres e ecumênicos em toda a parte, os novos exegetas de Platão e Aristóteles."

in Marcelllin Berthelot




“Da natureza do ouro: O Ouro é certamente um corpo perfeito, engendrado a partir da prata pura, fixo, claro, vermelho, e do Enxofre purificado, vermelho fixo, incombustível, e que não tem nenhum defeito.”

“Antes é preciso observar a esse respeito que os princípios minerais são nas minas a Prata-viva e o Enxofre, dos quais são engendrados todos os metais, e todos os minerais, cujas espécies são diversas e variadas. Mas digo que a Natureza sempre se deu como objetivo a perfeição do ouro, para qual ela tende.

“Todavia, os diversos acidentes que acontecem transformam os metais, como mostram exaustivamente os livros dos Filósofos. Pois, segundo a pureza e impureza dos dois princípios precitados, ou seja, a Prata-viva e o Enxofre, dos metais puros e impuros são engendrados, a saber: o ouro, a prata, o estanho, o chumbo, o cobre e o ferro. Quanto à sua natureza pura ou impura, ou ainda imunda pelo excesso ou falta, tome isso como verdade.”
Roger Bacon, O Espelho da Alquimia


Comunicaram através de parábolas, guardaram suas verdades sob segredo, ensinaram através de dedução e, cheios de símbolos indecifráveis idealizaram linguagem que deixa o aprendiz descobrir por si só o que o estudo da alquimia reserva para ele.

A Pedra - o Homem -, necessita ser destilado, transformado – às vezes, sob tormenta, ou na própria calmaria -, para retirar de si, as impurezas e chegar o mais próximo possível de ser como o ouro – perfeito. “É preciso vomitar a própria carne”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário