quarta-feira, 27 de maio de 2015

CIDADE SEM ÁRVORES? - HISTÓRIAS DO TIO ORLANDO




A MANGUEIRA QUE ATRAPALHAVA O PAI DO MENINO A ENTRAR DE CARRO NA GARAGEM






A presença das árvores nas cidades é muito importante para a vida das pessoas. As ruas são asfaltadas e o asfalto é quente. Mesmo quando não são asfaltadas, sobre o chão sem vegetação incidem os raios solares, e os perímetros das ruas também ficam aquecidos. Uma cidade sem árvores é sempre muito quente.



Todos deveriam ter preocupação muito grande com as árvores. Tratar bem as existentes. Plantar novas, nas ruas onde não existem. Imagine um rua sem árvores, lá pelo meio-dia, dia de sol. Tente imaginar esta mesma rua com árvores plantadas. Claro que a rua que tem árvores é bem melhor do que a que não tem, não é?



Uma árvore vive muitos anos dando sombra, frutos, quebrando o calor. As árvores levam alguns anos para atingir a idade adulta e fornecer sombra e frutos.

Antes da implantação das cidades da Amazônia, havia muitas árvores e mato. Para construir as casas, ruas, edifícios, calçadas, foi feito um desmatamento geral. É claro que o calor aumentou muito.

Todas as pessoas deveriam plantar uma árvore na frente das suas casas. Até os carros, quando ficam estacionados numa rua sem árvores, durante o dia, aquecem e quando a gente entra neles parecem uma sauna, de tão quentes. As árvores são nossas amigas. Mas você sabe que tem gente que não pensa assim, e as maltrata ou arranca, quando ainda pequenas, só de maldade? Esta gente deveria saber que as árvores só fazem bem, não apenas para as casas na frente das quais estão plantadas, mas à cidade toda. As árvores produzem oxigênio e reduzem a temperatura ambiente à sua volta.

Belém do Pará, por ter muitas mangueiras plantadas nas ruas, ficou conhecida como a cidade das mangueiras.

POIS BEM: 

Numa rua um homem construiu sua casa num terreno. Na frente do terreno, havia uma mangueira adulta. A garagem da casa ficou bem atrás do grosso tronco da árvore. Aí o dono da casa, que tinha que manobrar o carro com muito cuidado para entrar na garagem achou que a mangueira só fazia atrapalhar e resolveu arranca-la. Quando uns homens que ele contratou estavam cortando os galhos da mangueira os vizinhos ficaram aborrecidos, chamaram a reportagem de um jornal e não deixaram que ele derrubasse a árvore, com medo do escândalo. Mas o homem não desistiu; toda noite, quando não tinha ninguém na rua, ele jogava veneno na raiz da mangueira. E ela foi perdendo as folhas, foi secando, morreu. Aí não teve jeito: tiveram de arrancá-la, pois poderia cair na cabeça de alguém.

O pai do menino ficou satisfeito, chegava em casa e entrava direto com o carro na garagem, sem a árvore para atrapalhar. Mas o menino vivia envergonhado, porque quando passava andando na rua chamavam para ele de filho do mata-mangueira.

Não maltrate as árvores, não arranque suas folhas quando elas estão novinhas e baixinhas. Se puder, plante uma na frente da sua casa e peça, se possível, que plantem uma árvore na frente de cada casa na rua. Tenha certeza, a rua vai ficar muito melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário