quarta-feira, 3 de junho de 2015

BARRIS FLUTUANTES FARÃO LIMPEZA DE OCEANOS EM 2016


De acordo com um estudo feito em 2014, há 5,24 trilhões de pedaços de plásticos, pesando 269.000 toneladas, que estão dispersos pelos oceanos.  Estima-se que esta poluição prejudique a cada ano 100.000 tartarugas marinhas e mamíferos, como também 1.000.000 de outros animais marinhos.


Gigantesco sistema de limpeza de oceanos será lançado em 2016


Postado em OtiMundo


Os oceanos da Terra estão saturados de sacolas plásticas e outros tipos de lixo sintético, os quais podem ser mortais para animais aquáticos e prejudiciais para o meio-ambiente marinho em geral.  De acordo com um estudo feito em 2014, há 5,24 trilhões de pedaços de plásticos, pesando 269.000 toneladas, que estão dispersos pelos oceanos.  Estima-se que esta poluição prejudique a cada ano 100.000 tartarugas marinhas e mamíferos, como também 1.000.000 de outros animais marinhos.

Em 2013, Boyan Slat, fundador e diretor da organização holandesa sem fins lucrativos,The Ocean Cleanup, desenvolveu um coletor de lixo que promete limpar os oceanos do mundo.  Agora, ele anunciou que este projeto ambicioso será lançado em 2016.

A limpeza do oceano está planejada para iniciar na costa de Tsushima, uma ilha localizada entre o Japão e a Coréia do Sul, a qual sofre com um enorme problema de poluição por plástico – estima-se que um metro cúbico de poluição por pessoa chega aos oceanos a cada ano.  O sistema, que tem 2.000 metros de comprimento, será a mais longa estrutura da história a boiar no oceano e ficará operante por pelo menos dois anos.
Como ela funciona?




A estrutura é constituída de uma rede ancorada de barris flutuantes, os quais coletam os detritos plásticos com a ajuda das correntes oceânicas.  Assim, o oceano basicamente irá se auto limpar.  Após os detritos se assentarem nestas barreiras, eles podem ser removidos ou coletados para serem processados mais tarde.

Dentro de cinco anos, a companhia planeja lançar um sistema de 100 quilômetros de comprimento nas águas entre o Havaí e a Califórnia.  De acordo com o modelo computacional do Ocean Cleanup, o sistema permitirá, em 10 anos, a limpeza de metade da, assim chamada, Grande Área de Lixo do Pacífico, que é uma enorme coletânea de partículas plásticas no Oceano Pacífico.

EAK



Nenhum comentário:

Postar um comentário