sexta-feira, 19 de junho de 2015

IBGE - EM 16 ANOS, DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA LEGAL FOI QUASE O TAMANHO DE SP


O menor percentual da série histórica, no entanto, foi registrado em 2012, com 4,6 mil quilômetros quadrados


Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada hoje (19).




Segundo o IBGE, de 1991 a 2004 houve uma aceleração no desmatamento da Amazônia Legal, que subiu de 11.030 quilômetros quadrados para 27.772 quilômetros quadrados em apenas um ano. Desde 2004, a tendência se inverteu, chegando a 4.571 mil em 2012. Em 2013, houve uma nova alta, para 5.843.

Nesse período, mais de 350 mil quilômetros quadrados foram desmatados, sendo 122.131 só no estado do Mato Grosso.
A pesquisa também mostra que entre 2005 e 2013 foram desmatados 89.158 quilômetros quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área equivalente à soma dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi somada uma área de 159.078 quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da Amazônia Legal superou o estado do Amapá.

De qualquer forma, o resultado da pesquisa mostra queda de 79,1% no desmatamento da região, quando comparado ao período entre 2004 e 2013. Segundo o IDS, pelo menos 15% da Amazônia Legal já foram desmatados.



Com mais de 85% da área desmatada, a Mata Atlântica perdeu uma extensão total de 1.120 milhão de quilômetros quadrados e contava com 163 mil quilômetros quadrados remanescentes em 2012. A área já destruída do bioma é maior que toda a Região Sudeste.

O Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais perdeu área, pelo menos 1 milhão de quilômetros quadrados a menos que sua área original, que hoje tem 50,9% do que já representou.

Na Caatinga foram desmatados 385.210 quilômetros quadrados em relação à sua área original. O total desmatado dos Pampas foi 96.289 quilômetros. O Pantanal perdeu a menor área em números absolutos: 23.159 quilômetros quadrados, ou 15,4% de sua área.


GAIA FALA DE SEU SEGUNDO CHAKRA




Por Suzanne Lie PhD
Em 09 de junho de 2015

Eu sou Gaia, voltando para ser seu guia enquanto vocês combinam seus chakras com os meus e unimos pessoas e planeta na Unidade. Convido-os agora para visitar o meu segundo chakra. Recebo-os em meu corpo planetário assim como vocês me recebem em seu corpo humano.

O segundo chakra é energia feminina/influxo. É o lugar em seu corpo onde vocês se conectam com suas emoções, e SENTEM seus "instintos". Meu segundo chakra, a Amazônia brasileira, é também onde eu posso melhor SENTIR meu corpo, o planeta.

Enquanto o Monte Sinai é a minha base, a Amazônia brasileira é o meu útero. É o berço para minha vida. Todos os meus elementos, terra, ar, fogo e água são abundantes aqui e interagem livremente uns com os outros. Este paraíso de milagres desconhecidos está se sacrificando pela nossa transmutação. Todos os dias minha Amazônia morre. Choro sua perda profundamente, como deveriam chorar os seres humanos que a profanam. Mas não há vítimas aqui, porque tudo está dentro do Plano Divino.

A Amazônia, meu ventre, está realmente grávida do meu Corpo de Luz, que logo surgirá. Através da devastação de florestas, vegetais e animais selvagens, ela surgirá vitoriosa como a velha Fênix, dando renascimento ao nosso novo ciclo. Não chorem por sua perda, porque o meu segundo chakra é amor e o amor SEMPRE sobrevive.

SEGUNDO CHAKRA PESSOAL: O UMBIGO

O Segundo Chakra, regido por suas glândulas reprodutoras, é um par perfeito de meu Segundo Chakra, pois a Amazônia brasileira mantém muitos segredos de fertilidade e crescimento. Seu Chakra do Umbigo é o lugar onde vocês se conectavam com sua mãe através do cordão umbilical. Este cordão foi cortado no nascimento.

Peço para vocês conectarem esse cordão novamente, só que desta vez, ele estará conectado não com a sua "Mãe Biológica", mas com a sua "Mãe Terra". Tomem um momento para me SENTIR, Gaia, como a Mãe Natureza, ao conectarem seu cordão umbilical com meu útero na Amazônia brasileira.

Seu Segundo Chakra, e o meu também, é a área que exala paixão, gestação, nascimento e renascimento. Regido pelo elemento água, o Chakra do Umbigo também representa as suas emoções e "instintos".

Uma das bases da sua imensa criatividade é sua sensibilidade sensual, que registra suas reações emocionais à vida. Se vocês permanecerem intuitivamente sintonizados ao seu Segundo Chakra assim como ao meu, vocês vão se reconectar com seus instintos, intuições e antigas tradições pessoais e planetárias.


UNIÃO DE CHAKRAS

Peço-lhes para viajarem de novo ao núcleo do meu corpo para reconectarmos nossas Essências. Descendo, descendo, descendo, entrem no próprio ventre do meu corpo planetário. Quanto mais longe vocês viajam em meu núcleo, mais vocês voltam em sua infância. No final, vocês estão no meu ventre, e também no ventre de sua mãe biológica.

Ao subirem lentamente à superfície, vocês estarão subindo pelo seu canal de nascimento. Finalmente, vocês nascem novamente, desta vez em pleno coração da minha Amazônia brasileira. Inspirem os muitos aromas que pairam no ar úmido da minha selva. Ouçam os sons das minhas criaturas e vejam os inúmeros vegetais, muitos deles desconhecidos para a sua ciência. Sintam o meu calor úmido em seu corpo fazendo vocês crescerem até a maturidade.

Finalmente vocês são adultos de novo, só estão transformados. Eu sou sua Mãe, e vocês são filhos da natureza. Ao caminharem pela selva densa e ao lado dos muitos rios, vocês se sentem como UM com o seu ambiente. Vocês ouvem os sons e as vozes das criaturas da selva, SENTEM a sentido do AGORA em que vivem essas muitas formas de vida. Vocês escutam a chuva batendo no telhado de uma cobertura distante, enquanto avançam pelas trilhas na selva.

Sintam o seu eu vivo no meio da "Deusa Florescente", enquanto sua própria criatividade é ativada pela fertilidade do mundo ao seu redor. Acolham tudo que estão experimentando em seu corpo físico. Sintam a criatividade e a glória da Amazônia brasileira em seu próprio chakra do umbigo, enquanto permitem sua memória antiga reunir os muitos segredos para cura que estão ocultos nessa grande selva.

Tirem um longo momento para experimentar como o meu Corpo de Luz Planetário está sendo gerado nessa área. Sintam a gestação de seu próprio Corpo de Luz, enquanto dizem:

EU SOU Corpo de Luz
EU SOU Criação, EU SOU Nascimento
Através do Poder da Amazônia
Eu começo o NASCIMENTO do meu Corpo de Luz
e do Corpo de Luz Planetário.

Na verdade, eles estão se tornando UM, o seus corpos e o meu. Nós estamos unidos agora, Raiz com Raiz, Umbigo com Umbigo. Autorizem os segredos inexplorados, ocultos na minha Amazônia, da cura e do renascimento serem descobertos em sua vida.

Voltarei em breve para orientá-los na fusão de nosso Terceiro Chakra.


Sua Parceira no NASCIMENTO,

GAIA


Direitos Autorais:
Tradução: Thais Villa
Revisão: Blog SINTESE http://blogsintese.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário