terça-feira, 28 de junho de 2016

ENERGIA EMOCIONAL - ALTERAÇÃO E FAVORECIMENTO


OS ESTADOS DE ÂNIMO NOS MOVEM


A medida em que vamos ficando cansados e fatigados, começamos a também nos sentir um pouco deprimidos.

Encontramos travas e problemas que antes não estavam presentes, o tempo passa mais lentamente e um simples comentário pode nos atingir de maneira fatal e injusta. 


Sem controlar e guiar adequadamente nossa energia e nossa tensão, podemos perder a capacidade de estar alerta, e nosso rendimento no trabalho, na vida pessoal e nos esportes diminuirá.


Esta energia e esta tensão das quais falamos, são as sensações do estado de ânimo, tão influentes em cada uma das coisas que fazemos. Os estados de ânimo nos movem. 

Podem nos motivar, incentivar a agir, e podem nos induzir a fazer o contrário, a nos fechar e nos cegar. Robert E. Thayer, professor de psicologia na Universidade do Estado da Califórnia, identifica quatro estados básicos da energia e da tensão, que podem alterar ou favorecer nosso estado emocional:


Energia tensa
Alta tensão e alta energia. Sensação agradável de atenção e poder. A pessoa está exposta a níveis muito altos. Com a influência de uma energia tensa, a pessoa tende a se esforçar para alcançar seus objetivos, porém sem uma pausa para refletir sobre o assunto. Um verdadeiro rolo compressor que, caso persista por muito tempo, somente conseguirá atingir um esgotamento total.



Energia tranquila
Baixa tensão e alta energia. Serenidade e tranquilidade, além da sensação de certo domínio sobre si mesmo. Não há tensão, mas sim um estado de alerta, otimismo e bem estar. Sob esse tipo de energia aumentam, portanto, a criatividade e a vitalidade.


Cansaço tenso
Alta tensão e baixa energia. Cansaço físico e mental. Vem acompanhado de nervosismo, ansiedade e, muitas vezes, provoca momentos de baixa autoestima.

Cansaço tranquilo
Baixa tensão e baixa energia. Estado agradável de descanso.

Nossa função será a de identificar o tipo de energia que manifestamos a cada momento, tentando potencializar os estados de energia tranquila e de cansaço tranquilo e, minimizando os momentos de energia e cansaço tensos. 

Assim, aumentaremos nosso rendimento e bem estar, ficaremos mais produtivos e realizaremos nossas tarefas de maneira adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário