sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CORPO HUMANO - A REGENERAÇÃO DE MEMBROS LOGO PODERÁ SER REALIDADE


ANIMAIS SUPERPODEROSOS

Por muito tempo tem sido documentado que os humanos compartilham grande parte de seus genes com a maioria dos animais na Terra. Apesar deste compartilhamento genético, muitos animais possuem habilidades que vão muito além daquelas que nossos fracos corpos humanos podem executar.  

Uma dessas habilidades que é encontrada no reino animal é um ‘superpoder’ de regeneração de membros ou tecidos.  Esta peculiar capacidade animal tem frustrado os cientistas por centenas de anos, mas agora uma nova pesquisa pode ter lançado uma luz sobre o mecanismo por detrás disto.

"A regeneração de membros em humano pode parecer ficção científica, mas ela está dentro do quadro de possibilidades." 

De acordo com um recente estudo publicado no PLOS ONE, geneticistas descobriram um regulador genético comum em três animais muito diferentes entre si: o Peixe-Zebra, a salamandra Axolotl e o peixe Bichir da África.  Estes três animais tiveram um ancestral comum há mais de 400 milhões de anos, o que pode significar que estes reguladores genéticos foram selecionados e mantidos através de suas histórias evolucionárias.

A bizarra salamandra Axolotl possui raras distinções, tanto de se parecer com um Pokémon, quanto ser capaz de regenerar seus membros perdidos.

Para fazer esta descoberta, cientistas examinaram quaisquer mudanças genéticas que ocorreram durante o processo de regeneração pelo qual os três animais passaram. Em cada caso, um marcador microRNA em particular foi ativado quando um novo jogo de células, chamado blastema, começou a se formar.  De acordo com a pesquisa, acredita-se que este marcador seja um dos gatilhos genéticos para a regeneração do tecido perdido:

Embora existam diferenças fundamentais na composição e na complexidade dos tecidos entre as nadadeiras caudais do Peixe-Zebra, as nadadeira dorsais do Bichir e as patas dianteiras da Axolotl, nosso estudo sugere que uma reprogramação celular natural de células diferenciadas durante a regeneração seja guiada por um grupo núcleo de microRNAs controlados diferencialmente.

Imagens das células começando a regenerar nos três animais estudados.

O Dr. Voot P. Yin, um dos pesquisadores deste estudo, acredita que o mesmo marcador genético poderia um dia ser inserido no genoma humano, permitindo uma possível regeneração de membros em humanos:

"A regeneração de membros em humano pode parecer ficção científica, mas ela está dentro do quadro de possibilidades. O fato de termos identificado uma assinatura genética para a regeneração de membros em três diferentes espécies, com três diferentes tipos de apêndices, sugere que a natureza criou um manual de instrução genética comum que governa a regeneração, o qual pode ser compartilhado por todas as formas de vida animal, inclusive por humanos."

Além de potencialmente regenerar membros humanos, este marcador genético poderá ser capaz de acelerar os mecanismos de cura do corpo humano, ou até mesmo permitir que dispositivos protéticos sejam incorporados diretamente nos tecidos existentes e na rede nervosa.

Esperemos que isto logo se concretize.
eak


*Postagem: Otimundo
*Imagens: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário