segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SOBRE ALQUIMIA

  
Hermes Trismegisto, mediador entre macrocosmo e microcosmo: Michael Maier - Frankfurt, 1517

“Eu sou a fulguração celeste da sabedoria dos anjos, a coragem do soldado, o apogeu da máquina do mundo, o excelente trabalho da glória real superando todas as ciências deste mundo, o sopro secreto de Deus, a irmã da Filosofia, o apoio dos Reis, a força dos poderosos, o suor dos Profetas, a inveja dos Filósofos, o tesouro incomparável, o espelho de alegria, a derrota da tristeza, a marca da natureza humana. Por isso, quem me repele será repelido, e os justos, os mais bem justificados, pois minha voz, mensageira da alegria da salvação, só é ouvida nos Tabernáculos da equidade (...).

“Reinando eu reinarei, e meu reino não terá fim para aqueles que vêm a mim e me examinam com piedade, engenhosidade e constância.”

*Autor desconhecido - In TheatrumChemicum, t. II, p. 311-312.
Trecho retirado do livro Filosofar pelo Fogo – 
Antologia de Textos Alquímicos, de Françoise Bonardel


Entre tantas definições do que vem a ser a Alquimia, envolta em mistérios, é sabido que uma de suas finalidades é fazer o humano entender sua potencialidade mesclada entre Terra e Céu. O corpo e a alma – “O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa”, já dizia Hermes (em sua Tábua de Esmeralda) -, no seu melhor entendimento.

A vida ‘sábia e agradável’ neste planeta, sendo o Homem transformado em sua pura essência: o chumbo em ouro. As impurezas corpóreas que são liberadas (ódio, desamor, inveja, julgo, miséria ....) no decorrer da evolução humana e se acoplam ao puro (amor, cooperação, amparo, abundância, paz, alegria, fluxo...) a transmutação ao ouro. Retirar do veneno, o antídoto. Chegar ao êxito de apenas SER filho de Deus – Daquele que Tudo É.
  


“Hermes, apelidado Trismegisto, entrou na cena Filosófica como pai dessa Arte e, o que quer que ele tenha sido, são apresentadas diversas opiniões segundo os autores. Falta pouco para afirmar que ele foi Moisés, e pelo menos a esse respeito concordam que ele foi um egípcio por causa de sua nação de origem, e um Filósofo muito perspicaz. Ele é nomeado Pai dessa Filosofia, pois foi o primeiro (os livros de tais autores o mostram) que a relatou. Alguns querem, no entanto, que essa ciência provenha de Enoque que, prevendo o dilúvio, inscreveu as ciências liberais (entre as quais a Alquimia) em sete tabuletas que legou à posteridade. Tendo entrado no Vale de Hebron, Hermes por sua vez as descobriu, e hoje elas são chamadas Tábua de Esmeralda, e em seguida instituiu a ciência que lhe é própria. Outros opõem com veemência que Noé possui essa ciência, e a levou em sua Arca. Aliás, são muitos os que se esforçam para fundar essa Arte com base em algumas passagens da Escritura, e escreveram que Salomão possuía seu conhecimento. Alguns a fazem remontar ao próprio Adão e a Abel, assim por diante, até Seth.”
Eyrénée Philalèthe, Da Metamorfose dos Metais

"É isto, a alquimia: conduzir a seu tempo o que ainda não conseguiu; realizar a natureza do chumbo a partir de seu mineral grosseiro, trabalhá-lo, torná-lo próprio a alguma utilidade [...]
Aprende então a reconhecer o que é a alquimia: essa arte que, por intermédio do Fogo, transforma o que é impuro até torná-lo puro."
Paracelso, “O Livro da Alquimia”     


Nenhum comentário:

Postar um comentário