terça-feira, 29 de outubro de 2013

SUPORTABILIDADE

O famoso 'olho por olho, dente por dente'. Fora de utilidade?

“O inferno são os outros”.
O filósofo, Sartre, autor da afirmação acima, criticado inúmeras vezes por soletrar tais palavras – chato, um ser de outro planeta, são alguns exemplos da crítica creditada a ele -, irritação ele gerou ao ser interpretado como o maior pessimista da raça humana. Seria a declaração de que este animal racional é o grande problema neste planeta e em todo universo. Sartre, um francês, dizia não sofrer de superego, que esse defeito moral ele não teria.  Com sua sinceridade aflorada, ainda dizia que “a mentira são os outros”, claro que não deixou de estar incluído na mesma identidade.  

Como em outra frase do psicólogo social, Gustav Ichheiser, "os outros são os nossos espelhos". O que somos, mas temos vergonha de mostrar, enxergamos nos outros. O segredo que guardo em mim, o vizinho do lado pode acabar em revelá-lo. Um agravo seria o defeito de se preocupar com a vida alheia, o julgamento de tudo que se faz: feio/bonito, rico/pobre, inteligente/burro, alegre/triste....
Incomodados ou não com certas verdades, as de Sartre entre outras, o que revelam é a nossa incapacidade de lidarmos intimamente, de aceitarmos a verdade sobre nós mesmos e a dos outros.


*Fotos: Reprodução

“Todos nós nascemos mentirosos, crescemos mentirosos e ensinamos nossos filhos a mentir. Pior ainda, contamos mentiras a eles como se fossem as mais puras das verdades”, acredita o grafólogo Paulo Sérgio de Camargo. E, segundo ele, não adianta nenhum pai ou mãe dizer o contrário, já que Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, a cegonha com o bebê no bico, o Patinho Feio, Papai-Noel e muitas outras fantasias não o deixam ser um “mentiroso”.

Evoluir, isso é inegável, a humanidade prospera neste quesito. Com suas deficiências, o ser humano está em estado de elevação. Consciente de sua importância neste ciclo evolutivo, sabe com muitas verdades foram encobertas e estão a emergir. Basta olhar o desprendimento de certos indivíduos em relação ao que antes achavam ser a maior das verdades, que era o único habitante do cosmo, que estava desamparado e necessitando de gurus e religiosos ou qualquer outro dito líder para ser o seu guia. Hoje, muitos dominam bem o assunto e sabem que nada mais que o próprio coração para se alinhar com o poder do que é Divino.


Não são outros que provocam medo, somos nós mesmos que ainda insistimos em acreditar que ele, o medo, possa existir e nos afastar um dos outros. E que eles, os outros, são diferentes de nós e podem nos atacar a qualquer momento. Crer na humanidade, torna-se a maior das verdades. 

Para a terapeuta, Flávia Melissa, caso você queira, não há de se incomodar com os outros. Basta querer. 



"Eu sou uma pessoa cuja Missão maior é me permitir ser quem eu sou, essência divina e perfeita, cada vez mais –  e espero ajudá-lo a reconhecer em si mesmo o sagrado que existe em você e em todos os seres. Não me interessa o seu nome, o seu sexo, a sua religião. Se você é casado ou solteiro, se tem filhos, se estudou, no que trabalha, onde já esteve e o que já fez: o que me interessa é saber se você está pronto para se permitir desabrochar e, tal qual um botão de flor, manifestar no exterior o que existe dentro de você – o que sempre existiu, e sempre irá existir depois que você não estiver mais aqui, ainda que mude de forma. Meu maior desejo é ajudar você a compreender a verdade de que não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual: somos seres espirituais vivendo uma experiência humana. Nós somos o Universo, Deus, experimentando a si mesmo, em nossos corpos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário